Material Técnico
Novo produto com alta segurança clínica e alta eficácia mesmo contra carrapatos multirresistentes. Exzolt 5% Limpa o gado e o ambiente.
Artigos
Eficácia contra o Berne, Larva da mosca Dermatobia hominis
Na avaliação do Exzolt 5%® contra a larva da mosca Dermatobia hominis, observou-se eficácia acima de 90% por 70 dias, sendo esse resultado considerado, para as agências de registro, como um produto de alta performance.
Eficácia contra a larva da mosca Cochliomyia hominivorax (miíase)
A avaliação preventiva consiste em mensurar a capacidade do tratamento, em impedir o desenvolvimento das lesões causadas pelas larvas da mosca Cochliomyia hominivorax. O Exzolt 5%®, apresentou eficácia de 100%.
Controle estratégico utilizando Exzolt 5%® na Região Sul
O tratamento carrapaticida utilizando Exzolt 5%®, com três aplicações nos dias Zero, 42º (D42) e no 84º dias após aplicação (D84), possibilitou, ao pecuarista da região Sul, passar o final da primeira geração, toda a segunda e a terceira geração com ausência de carrapatos nos animais. A figura 13 mostra que os animais tratados com Exzolt 5%® tiveram ganho médio de peso de 32,8kg em relação aos não tratados.
Controle estratégico utilizando Exzolt 5%® na Região Sudeste
Na região Sudeste o clima permite a ocorrência de cinco gerações de carrapatos e ao se avaliar o controle estratégico, nessa região, utilizando o Exzolt 5%®, observou-se que o ativo manteve o nível de infestação de R. microplus nos animais e nas pastagens, próximos de zero na maior parte do período de avaliação. Isso indica que com seis tratamentos é possível ter ausência de carrapatos nos animais e na pastagem por 11 meses.
Controle estratégico utilizando Exzolt 5%® na Região Centro Oeste
No controle tradicional o primeiro tratamento foi realizado em novembro de 2021 (início das chuvas), com mais dois tratamentos posteriores com intervalos de 42 dias entre eles. Já no controle de duas estações o Exzolt 5%® (início e término da estação chuvosa) foi utilizado em seis tratamentos, sendo três a partir de novembro/2020 com o intervalo de 42 e mais três tratamentos, a partir de maio (outono/inverno), intervalados.
Considerações e referências
Diante dos excelentes resultados apresentados pelo Exzolt 5%®, podemos concluir que essa tecnologia pode revolucionar o controle de ectoparasitos no rebanho bovino, o qual tem enfrentado um cenário desafiador de resistência à maioria dos ativos químicos.