Parasitas Externos
Exzolt 5% é seu aliado contra os parasitas externos que causam perda de peso, danificam o couro, transmitem doenças e produzem lesões que predispõem os animais às infecções secundárias.
Carrapatos
Rhipicephalus (Boophilus) microplus ou R. microplus é um ácaro Ixodideo (carrapatos duros), hematófago obrigatório (se alimenta de sangue), com distribuição geográfica ampla, sendo conhecido popularmente, no Brasil, como o carrapato-do-boi.
95% dos carrapatos se encontram em vida livre, ou seja, no ambiente, estando sob a forma de fêmeas ingurgitadas em pré-postura e postura, ovos em incubação e larvas esperando um hospedeiro. Os demais 5% estão em fase parasitária, sobre os bovinos, sendo larvas, ninfas e adultos.
Você sabia?
- O carrapato é um dos principais problemas do produtor, estando presente em 95,6% dos municípios brasileiros.
- O prejuízo ocasionado pelos carrapatos é de 3,8 bilhões de dólares por ano no rebanho brasileiro.
- Perda para bovinos Brangus e seus cruzamentos devido ao parasitismo por carrapatos está na ordem de US$ 34,61 por animal na fase de recria e US$ 7,97 por animal na fase de terminação.
Mosca-dos-chifres
A mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) é um díptero, hematófago obrigatório, cujos hospedeiros preferenciais são bovinos. Apesar do nome característico, essas moscas são raramente encontradas ao redor dos chifres e sim, infestando todas as partes do corpo com maior intensidade, onde nem a língua ou a cauda do hospedeiro não conseguem alcançar (VALÉRIO, 1985).
Você sabia?
- O prejuízo ocasionado pela mosca-dos-chifres é de 2,5 bilhões de dólares por ano no rebanho brasileiro.
- Perdas anuais em quilos causadas pelas moscas-dos-chifres são de 12,19 kg para novilhos (as), 3,25 kg para vacas e 2 kg para bezerros.
Berne
A mosca Dermatobia hominis, cuja fase larval, no Brasil, é conhecida por mosca do berne, berne, miíase furuncular ou dermatobiose, encontra-se distribuída em todo território brasileiro.
Você sabia?
- O prejuízo ocasionado pelo berne é de 383,48 milhões por ano no rebanho brasileiro.
- Cada larva da mosca parasitada no bovino causa uma perda de peso de 40g por ano.
Bicheira
Cochliomyia é o gênero das moscas conhecidas, vulgarmente, como moscas-varejeiras. Têm o hábito de depositar os ovos em mamíferos de sangue quente e, ao eclodirem, as larvas se alimentam do tecido do hospedeiro.
Essas larvas provocam um ferimento conhecido por “bicheira” ou miíase primária. O gênero Cochliomyia tem duas espécies principais: a Cochliomyia hominivorax que se alimenta do tecido vivo das feridas e a Cochliomyia macellaria, que se alimenta de tecido necrosado.
Você sabia?
- O prejuízo ocasionado pela bicheira é de 336,62 milhões por ano no rebanho brasileiro.
- Temos no Brasil uma prevalência de 40,7% de casos de miíase com uma taxa de mortalidade de 5,5% dos bezerros.
Referências
FURLONG, J. 2005. Carrapato: problemas e soluções / editor, John Furlong – Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 65 p
Grisi L, Leite RC, Martins JR de S, et al. Reassessment of the potential economic impact of cattle parasites in Brazil. Rev Bras Parasitol Vet. 2014;23(2):150-156. doi:10.1590/S1984-29612014042
Calvano MPCA, Brumatti RC, Garcia MV, Barros JC, Andreotti R. Economic efficiency of Rhipicephalus microplus control and effect on beef cattle performance in the Brazilian Cerrado. Exp Appl Acarol. 2019;79(3-4):459-471. doi:10.1007/s10493-019-00446-5